terça-feira, 22 de junho de 2010

Como devo me preparar para o ENEM?

OPINIÃO

Profª Marina

Lendo, estudando, lendo!!!

O estudante mais preparado será certamente aquele que busca o conhecimento na leitura.
Em primeiro lugar, não será possível redigir um bom texto que exige argumentação para defender um ponto de vista, sem leitura, inclusive, as demais questões. Sem essa compreensão faltará o entendimento também nas outras disciplinas avaliadas no ENEM.
Estudar os gêneros textuais é o primeiro passo para compreendê-los melhor. “Jornais, revistas, a Internet, os livros e observar o mundo são os maiores aliados nessa jornada”. - Mas, não se contente apenas com o conteúdo que aprendeu na sala de aula -, vá além.
A leitura de jornais e revistas são tarefas diárias. Como tarefa diária será escrever suas impressões sobre os assuntos lidos, trocar ideias com colegas, pais e amigos. Ouvir e escrever. Usar a Internet para aprofundar os conhecimentos. Discutir nos chats as aprendizagens é deveras dar a sua capacidade de aprendizagem novas possibilidades. É necessário colocar em prática sua discursividade tanto na oralidade quanto na escrita. E por que não trocar idéias com seu professor, sua professora através de blogs, MSN, e-mails, etc.
Muitos alunos teimam em acreditar que ocorrerá um “milagre” na 3ª série do Ensino Médio. Tudo o que deixaram de estudar e de ler durante as séries anteriores, serão compensadas no “terceirão”. Lá pelo segundo semestre, quando não antes, adentram os cursinhos em busca do milagre da “multiplicação dos pães”, isto é, o milagre do conhecimento, da aprendizagem para compensar o que deixaram de aprender.
Consta-se, então, desespero por parte dos pais, pois nem todos têm condições financeiras para manter os filhos em cursinhos. Por outro lado, os filhos creem que só aprenderão para ser aprovados se frequentarem cursinhos X.
Estabelece-se o embate. Há ganhos e perdas.
E nas atuais discussões, nem cursinhos pré-vestibulares e Pré-ENEM darão conta da aprendizagem, se o aluno não estiver disposto a “meter” a cara nos livros. E nós, professores, é claro, estarmos ao lado deles cumprindo nosso papel – que é ensinar e ensinar bem os conhecimentos científicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário