"Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida. É fundamental a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática". Paulo Freire
quarta-feira, 2 de junho de 2010
O Meio Ambiente que vivemos tem salvação?
Dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, por quê?
Entre os dias 5 e 12 de junho de 1972, foi realizada em Estocolmo, a capital da Suécia, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. A partir dessa data, o dia 5 de junho foi declarado Dia Mundial do Meio Ambiente.
Os participantes da conferência assinaram documentos que deveriam obrigar os governos de todos os países a tomar medidas para impedir a poluição do solo, das águas e do ar. Eles também queriam que as pessoas tomassem consciência da necessidade de proteger o meio ambiente.
A conferência de 1992 foi realizada na cidade do Rio Janeiro e a de 2002 foi realizada na África do Sul...
"Nós estamos arriscando, de maneira progressiva, perder algo que é fundamental para a nossa sobrevivência. A variedade de vidas do nosso planeta - conhecida como "biodiversidade" - nos fornece alimentos, vestuário, combustível, remédios e muito, muito mais. Você pode até achar que aquele besouro do seu quintal ou a grama que cresce na rua não tem nenhuma conexão importante com a sua vida - mas tem. Mesmo quando uma única espécie é retirada dessa complexa teia da vida, o resultado pode ser catastrófico".
"Por isso,a Organização das Nações Unidas declarou o ano de 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade. Essa é uma oportunidade para enfatizar a importância da biodiversidade para o bem-estar humano; reflete nas nossas conquistas para proteger e estimular a multiplicação dos nossos esforços para reduzir a taxa de perdas da biodiversidade".
"O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2010 (WED 2010, na sigla em inglês) é "Muitas espécies. Um planeta. Um futuro". Este tema reflete o apelo em prol da conservação da diversidade de vida no nosso planeta. Milhões de pessoas e milhões de espécies dividem o mesmo planeta e se agirmos juntos poderemos todos desfrutar de um futuro mais próspero e seguro".
E NA ESCOLA O QUE PODEMOS ENSINAR AOS ALUNOS?
Primeiramente que devem aprender a respeitar e cuidar do ambiente próximo a eles.
De nada adianta pregar que devem "salvar o planeta", se não entendem que pequenos atos de desperdícios prejudicam o "meio ambiente onde vivem", inclusive, na escola: tomar água e deixar a torneira aberta, desperdiçar folhas de caderno para bilhetinhos, jogar bolinhas nos colegas, fazer bolas para jogar "futebol" na hora do recreio,etc.; jogar papel de balas, chicletes, salgadinhos pelo pátio e arredores da escola. Não apagar a luz e desligar os ventiladores quando saem da sala de aula; na hora da merenda, desperdiçar o alimento deixando sobras nos vasilhames...
A educação para o respeito ao meio ambiente não começa na reciclagem e separação do lixo, apenas. Separar o lixo e reciclar já está institucionalizado. Uns fazem, outros, ainda, parcialmente. Mas os programas governamentais fazem sua parte.
O que preocupa na questão ambiental é uma certa ignorância por parte das pessoas.Observa-se diariamente que lixeiras e lixeiras povoam os lugares por onde transitam as pessoas, mas elas jogam o lixo por onde passam; uns acreditam que rios e córregos são lixeiras, outros, que as forças da natureza ainda são castigo de Deus.
Sem contar aqueles que ao capinar um quintal destroem os canteiros de chás, temperos e ervas que o dono plantou sem o menor respeito.
E quanto a nós, SERÁ que estamos educando as crianças e jovens para atitudes de preservação da vida no planeta?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário