"Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida. É fundamental a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática". Paulo Freire
sexta-feira, 23 de março de 2012
Reunião Pedagógica
23 de março.
Colocações:
Diretor: Celso Pedro Scolari
Diretor Auxiliar: Elton Gehlen
- Metas da Secretaria de Estado da Educação para o 1º semestre.
- Organização pedagógica da escola.
- Disciplina.
- Registro de Classe.
- Ética e postura do professor.
- Feira de Ciências, Cultura e Arte - em Curitiba.
- Jogos Escolares.
- Feira de Ciências na escola.
- Centenário da poetisa paranaense Helena Kolody.
- Ações pedagógica para turmas com dificuldade.
- Salas de Apoio e Salas de Recursos Multifuncional.
- Oficina para Pais.
Professora Pedagoga
Lúcia C. Flach Pasquali
Concepção histórico-crítica.
Demerval Saviani, E. Arnoni, Lev Vigotski e João Luis Gasparin.
Relação entre teoria e prática nas aulas.
Exemplo:
- sistema respiratório.
- introdução ao estudo de gráficos.
ETAPAS DA PRÁTICA EDUCATIVA, segundo E.Arnoni
1º momento: resgatando/registrando.
2º momento: problematização.
3º momento: sistematizar/instrumentalizar.
4º momento: produzindo/síntese.
ETAPAS DA PRÁTICA EDUCATIVA, segundo Gasparin
1 - Prática social inicial
2 - Problematização
3 - Instrumentalização
4 - Catarse
5 - Prática social final
Referências
ALMEIDA, JOSÉ L.V., OLIVEIRA, Edilson M. de. ARNONI, Maria E.B. Mediação dialética na educação escolar: teoria e prática:edições Loyola. São Paulo. 2007.
GASPARIN. Uma didática para a Pedagogia Histórico-crítica, Autores Associações, 2002.212p.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico Crítica. Primeiras aproximações, 2005, 174 p.
http:// revistaescola_abril.com.br/educação-infantil/ç. Planos de aula.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. E-escola.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário