quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Orçamento familiar: organize-se para poupar

Professora: Maria Renilda de Lorena
Disciplina: Matemática


Este trabalho faz parte integrante do curso do Programa de Desenvolvimento Educacional PDE promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Foi orientado pela Professora Raquel Lehrer, vinculada a Instituição de Ensino Superior (IES) Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Campus de Cascavel.
Tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre matemática financeira aliada a prática, dos estudantes do 3º ano do Colégio Estadual de Marmeleiro, fazendo com que consigam o equilíbrio financeiro necessário para honrar seus compromissos, e melhorar sua qualidade de vida, organizando suas finanças e consolidar a necessidade  do planejamento financeiro, pois através dele pode se alcançar suas metas e objetivos.
 O planejamento financeiro é o guia para desenvolver os planos de curto e longo prazo com sucesso. Pode-se definir quando precisa realizar tal objetivo que dependa de dinheiro, de forma a poder se organizar para começar a guardar o que você tem. Esta é a meta, que pode ser a longo ou médio prazo. Caso o que você ganhe não seja o suficiente para atingir suas metas, pense na possibilidade de obter algumas fontes extras de renda. Reveja gastos desnecessários e corte o que puder. 
A falta de planejamento financeiro sólido pode causar a inadimplência podendo assim colocar em risco seus recursos. A prática de programar as despesas faz com que se pense duas vezes antes de adquirir determinado bem ou produto. Mas é necessário que se conheça verdadeiramente as despesas familiares. É necessário então fazer uma planilha que contemple as receitas e as despesas da família, para ter um orçamento familiar real.
Portanto, neste trabalho faremos uma contextualização de conteúdos para que  as pessoas desenvolvam noções de como aplicar da melhor forma possível seus recursos para atingir seus objetivos.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário