quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sugestão de Plano de Ação

De acordo com orientações da Semana Pedagógica
Passos de João Luiz Gasparin.
1º PLANO DE UNIDADE: Geografia - Espaço de Vivência

Disciplina: Geografia
Unidade: A Geografia e o Espaço de Vivência
Série: 6º ano do Ensino Fundamental
Horas/aula: 04 horas/aula
Professora: Márcia Regina Telli Ferronatto
Objetivos:
  • Familiarizar os alunos com o/os conceito/os da disciplina “Geografia”;
  • Identificar algumas transformações ocorridas no espaço de vivência dos alunos.
  • Reconhecer o espaço de vivência do aluno.
  • Diferenciar espaço natural de artificial.
 PRÁTICA SOCIAL INICIAL (o que os alunos já sabem):
O que é Geografia e o que estuda?
 Registrar no quadro todas as observações e sugestões dos alunos, as quais também deverão ser copiadas nos cadernos, para depois serem confrontados.
O que os alunos gostariam de saber mais?
·        Que espaços são esses? Como são? Por que são assim?
·        Sempre foram desse jeito?
·        O que fazem nesses lugares?
·        De que locais mais gostam?
·        Do que não gostam?
Atividade: Cada aluno fará um desenho representando o percurso de sua casa até a escola, destacando os pontos principais;
Após a elaboração do desenho, pedir que relatem oralmente o que foi alterado e transformado pelo homem, questionando os alunos:
  • Que tipo de construção há no percurso?
  • Quais são os meios de transporte encontrados?
  • Como estão os fatores naturais de meio ambiente (rios, árvores, etc.)?
  • As vias de acesso (ruas, estradas) são pavimentadas ou não?
 PROBLEMATIZAÇÃO: (discussão sobre o conteúdo e domínio em profundidade de outros conteúdos):
  • Como era este espaço antigamente? Questionar com familiares como era este espaço e o que mudou.
  • Por que este espaço foi alterado?
  • Neste percurso que tipo de moradias você encontrou? Há favelas?
  • Por que existem estas construções neste espaço e não em outro?

  1. INSTRUMENTALIZAÇÃO (ações docentes e discentes):
  • Montar uma exposição dos desenhos criados pelos alunos.
  • A cada dois alunos realizar uma entrevista com um pioneiro de seu bairro/cidade com o objetivo de entender as transformações.
      -  Sistematização do conteúdo pelo professor.
TEXTO: Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico.
            Introdução à Ciência Geográfica: 5ª série/Levon Boligian... [et. al.] – São Paulo: Atual, 2001 – (Geografia, Espaço e Vivência), p. 17.
            “Atualmente são poucos os lugares e as paisagens sobre a superfície terrestre que ainda não sofreram diretamente a ação humana. Porém, nos primeiros tempos de sua existência, há muitos milhares de anos, o ser humano pouco alterava os elementos da natureza, retirando dela apenas o que necessitava para sobreviver. (...)
            De qualquer forma, o espaço terrestre está sempre sendo modificado. Tais alterações não ocorrem apenas nos lugares onde a humanidade habita, mas também em todos os lugares que recebem interferência das atividades humanas, como os oceanos e a atmosfera. Esse “espaço ocupado e transformado pela sociedade recebe o nome de ESPAÇO GEOGRÁFICO.”
GEOGRAFIA: “Estuda o espaço geográfico onde vive a humanidade e como as sociedades humanas organizam o espaço em que vivem.”

  1. CATARSE (expressão da síntese mental do aluno – avaliação):
  • Cada aluno deverá elaborar um texto sobre tudo o que foi conversado, solicitando que alguns leiam seu texto.
 5. PRÁTICA SOCIAL FINAL (intenções e ações dos alunos):

            Oralmente, questionar os alunos, retomando o conteúdo, observando se entenderam o espaço geográfico vivenciado por eles.








Nenhum comentário:

Postar um comentário