De acordo com orientações da Semana Pedagógica
Passos de João Luiz Gasparin.
1º PLANO DE
UNIDADE: Geografia - Espaço de Vivência
Disciplina: Geografia
Unidade: A Geografia e o Espaço de Vivência
Série: 6º ano do Ensino Fundamental
Horas/aula: 04 horas/aula
Professora: Márcia Regina Telli Ferronatto
Objetivos:
- Familiarizar os
alunos com o/os conceito/os da disciplina “Geografia”;
- Identificar algumas
transformações ocorridas no espaço de vivência dos alunos.
- Reconhecer o espaço
de vivência do aluno.
- Diferenciar espaço
natural de artificial.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL (o que os alunos já sabem):
O que é Geografia e o que estuda?
Registrar no quadro todas as observações e
sugestões dos alunos, as quais também deverão ser copiadas nos cadernos, para
depois serem confrontados.
O que os alunos gostariam de saber mais?
·
Que espaços são
esses? Como são? Por que são assim?
·
Sempre foram
desse jeito?
·
O que fazem
nesses lugares?
·
De que locais
mais gostam?
·
Do que não
gostam?
Atividade: Cada
aluno fará um desenho representando o percurso de sua casa até a escola,
destacando os pontos principais;
Após a elaboração do desenho, pedir que
relatem oralmente o que foi alterado e transformado pelo homem, questionando os
alunos:
- Que tipo de
construção há no percurso?
- Quais são os meios
de transporte encontrados?
- Como estão os
fatores naturais de meio ambiente (rios, árvores, etc.)?
- As vias de acesso
(ruas, estradas) são pavimentadas ou não?
PROBLEMATIZAÇÃO: (discussão sobre o conteúdo e domínio em
profundidade de outros conteúdos):
- Como era este espaço
antigamente? Questionar com familiares como era este espaço e o que mudou.
- Por que este espaço
foi alterado?
- Neste percurso que
tipo de moradias você encontrou? Há favelas?
- Por que existem
estas construções neste espaço e não em outro?
- INSTRUMENTALIZAÇÃO (ações docentes e discentes):
- Montar uma
exposição dos desenhos criados pelos alunos.
- A cada dois alunos
realizar uma entrevista com um pioneiro de seu bairro/cidade com o
objetivo de entender as transformações.
- Sistematização do conteúdo pelo professor.
TEXTO: Os
lugares, as paisagens e o espaço geográfico.
Introdução
à Ciência Geográfica: 5ª série/Levon Boligian... [et. al.] – São Paulo: Atual,
2001 – (Geografia, Espaço e Vivência), p. 17.
“Atualmente
são poucos os lugares e as paisagens sobre a superfície terrestre que ainda não
sofreram diretamente a ação humana. Porém, nos primeiros tempos de sua
existência, há muitos milhares de anos, o ser humano pouco alterava os elementos
da natureza, retirando dela apenas o que necessitava para sobreviver. (...)
De
qualquer forma, o espaço terrestre está sempre sendo modificado. Tais
alterações não ocorrem apenas nos lugares onde a humanidade habita, mas também
em todos os lugares que recebem interferência das atividades humanas, como os
oceanos e a atmosfera. Esse “espaço ocupado e transformado pela sociedade
recebe o nome de ESPAÇO GEOGRÁFICO.”
GEOGRAFIA: “Estuda o espaço geográfico onde vive a humanidade
e como as sociedades humanas organizam o espaço em que vivem.”
- CATARSE (expressão da síntese mental do aluno – avaliação):
- Cada aluno deverá
elaborar um texto sobre tudo o que foi conversado, solicitando que alguns
leiam seu texto.
5. PRÁTICA
SOCIAL FINAL (intenções e ações dos alunos):
Oralmente,
questionar os alunos, retomando o conteúdo, observando se entenderam o espaço
geográfico vivenciado por eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário