segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Os Desafios do Letramento na Perspectiva da Proficiência





Professora: Janete Aparecida Laitharth e Silva Vial
Disciplina: Língua Portuguesa
Público alvo: Professores, professor pedagogo e gestores
O Programa de Desenvolvimento Educacional(PDE) foi disponibilizado aos professores da rede estadual pelo governo do Estado do Paraná.
Este trabalho concerne a questão do letramento em todas as áreas do conhecimento e da formação do professor, tendo em vista que a base do conhecimento é a linguagem. A complexidade do tema mostra a relevância que tem o letramento na apropriação do conhecimento, na formação do cidadão e de todos os envolvidos no ambiente escolar. Ao adentrarmos na problemática, percebemos que a leitura é a base da formação do educando, bem como do professor das diversas áreas do conhecimento. Nas modificações dentro da área educacional, a alfabetização é o início para a construção da competência comunicativa, enquanto o letramento possibilita a inserção social tendo continuidade também nos anos finais do Ensino Fundamental. Logo, as contribuições das diversas ciências, a exemplo da linguística e das concepções de letramento, contribuem para a ampliação do conceito de alfabetização.
A formação do professor e os desafios encontrados no trabalho com letramento na perspectiva dos diversos campos disciplinares são temas a serem pesquisados. É prudente investigar que as dificuldades relacionadas à leitura, interpretação e escrita de textos vivenciados pelos educandos, muitas vezes decorrem das dificuldades da não apropriação dos conhecimentos em relação a língua padrão e de outras áreas do conhecimento em função de vários determinantes.
Pretende-se trabalhar com o professor visando problematizar os limites encontrados no processo pedagógico, bem como provocar reflexões e mudanças na sua prática pedagógica e, por meio da reflexão teórica encontrar suporte necessário para tornar o letramento uma prática social de aprendizagem/interação.
                                                                     (...)

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