quinta-feira, 18 de novembro de 2010

20 DE NOVEMBRO

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Lei 10.639/2003, que estabelece o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira nos sistemas de ensino, foi uma das primeiras leis assinadas pelo presidente Lula.Isto significa o reconhecimento do necessário combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação.Durante esse debate foi aprovada a Lei 11.645/2008, que dá a mesma orientação quanto à temática indígena. Ambas as leis são mais que um instrumento de orientação quanto à discriminação. São leis afirmativas, pois reconhecem a escola como lugar da formação de pessoas, espaço ideal para a valorização das diversas matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural que somos.
A Lei 10.639 previu no calendário escolar o dia 20 de novembro como "Dia Nacional da Consciência Negra". E o Conselho Estadual de Educação do Paraná foi além. Através da Deliberação CEE-PR 04/2006, entendeu que esta data deve ser um momento de culminância das atividades desenvolvidas ao lngo do ano letivo.Portanto, este dia deve ser o ponto de chegada da reflexão acumulada na escola. O 20 de novembro não pode ser visto apenas como mais uma data, mas como um marco no processo de implementação da lei.
Com esse entendimento, a Deliberação do CEE(Conselho Estadual da Educação) determina a constituição das Equipes Multidisciplinares, de caráter permanente, para dar suporte aos educadores/as nas práticas escolares para a Educação das Relações Etnicorraciais.
No Colégio Estadual de Marmeleiro os professores, equipe pedagógica, direção e funcionários estão se organizando para compor a Equipe Multidisciplinar da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário