quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A utilização de jogos como recurso didático

A utilização de jogos como recurso didático no ensino e aprendizagem da Matemática
Produção Didático-Pedagógica para implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola Programa de Desenvolvimento Educacional-PDE
Disciplina: Matemática
6º ano
Turno: Matutino
Professora: Ivete Camera Tesser
Escola de implementação: Colégio Estadual de Marmeleiro
Núcleo Regional: Francisco Beltrão-PR

Resumo:
A proposta desta Produção Didático-Pedagógica da Professora Ivete visa desenvolver uma alternativa de método de trabalho que permita estimular a aprendizagem das quatro operações com números naturais. O conteúdo está previsto para ser trabalhado até o sexto-ano do Ensino Fundamental.
Segundo a Professora, observa-se que os alunos têm pouco domínio deste conteúdo nas séries subsequentes o que lhes impede a aprendizagem de outros conteúdos.
Na expectativa de diminuir este ciclo de dificuldades, gerado pela deficiência no domínio das operações básicas é que a professora optou por utilizar o emprego de jogos matemáticos como estratégia de ensino,   buscando novos recursos e tendências de se ensinar matemática, que facilitem o entendimento do aluno e incentive a integração entre eles e o professor.
A utilização de jogos será planejada de modo a permitir que o professor possa explorar todo o potencial das atividades, processo de solução, registro e discussão sobre possíveis questionamentos que poderão surgir.
A professora propõe atividades recreativas apresentadas na forma de unidade didática que compreende os conteúdos de adição, subtração, multiplicação e divisão dos números naturais procurando alcançar objetivos concretos de aprendizagem, aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de capacidades cognitivas e sociais.
Alguns Jogos Propostos
-  Jogo do bingo
- Jogo da casinha
- Jogo dos 40
- O resto que avança
- Jogo do conting 60
- Jogo da memória
- Jogo do Nim
- Chegando a zero






























Nenhum comentário:

Postar um comentário