quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Os gêneros instrucionais

Produção de texto: receitas
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Ivani Fátima Arendt Cardoso
1A E 1B - Ensino Médio
Turno: Vespertino

Receitas, bulas de remédio, instruções e regras de jogo, manuais de funcionamento de aparelhos domésticos e máquinas, prospectos de concursos, manuais do consumidor, guias de cidades, folhetos sobre prevenção de doenças e epidemias, dicas de economia, etc., são textos que circulam entre nós diariamente, dando-nos orientações em uma linguagem clara e objetiva.
Alguns deles apresentam uma estrutura mais ou menos padronizada, como as receitas e as bulas de remédio; os demais empregam a forma que for mais conveniente para atingir sua principal finalidade, que é instruir o leitor.
Os textos instrucionais estão presentes em livros, revistas, jornais e até em embalagens de produtos. É comum, entre os diferentes textos que compõem uma reportagem jornalística(tabelas, gráficos, trechos de entrevista, fotografias, legendas, etc.), aparecer um texto instrucional. Ou, em uma embalagem de alimento, figurar um texto que instrui como prepará-lo. Ou, ainda, numa empresa, haver um cartaz que instrui os funcionários sobre segurança no trabalho.
Utilizando-se das orientações do livro didático Português: Linguagens 1, William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, p. 188-193, a professora trabalhou o gênero receita.
Após os alunos produziram diversas receitas, receita para ser cidadão, preservar o meio ambiente, plantar uma árvore, para ser amigo, para viajar, para gostar de si mesmo, entre outros.
Os textos produzidos foram compartilhados na sala de aula e mural da escola.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário